Presidente da Abiquifi falou de cooperação quase fechada com Sindusfarma sobre inovação radical

A Abiquifi participou da 2ª Cúpula Brasileira de Inovação em Saúde, encontro que aconteceu entre os dias 4 e 6 de outubro de 2023, em Brasília. De acordo com os responsáveis pela programação, o evento teve como objetivo “discutir tendências e debater os desafios do setor no país”.

A Cúpula organizada pelo Sindusfarma, Rede Brasileira de Inovação Farmacêutica (RBIF) e Biominas Brasil contou com a presença de representantes da indústria farmacêutica, autoridades do setor, pessoas de empresas do complexo econômico-industrial da saúde, de startups, pesquisadores, empreendedores e outras entidades ligadas à saúde.

O presidente executivo da Abiquifi participou do terceiro dia das discussões. Norberto Prestes destacou as ações que são planejadas em conjunto com o Sindusfarma para reforçar o ecossistema de inovação radical no Brasil. Um acordo entre as duas entidades está muito próximo de ser fechado. Com a Biominas, o CEO da Abiquifi explicou que cooperação já ocorre há muitos anos e que projetos sobre o assunto já estão em andamento. “É fundamental manter o tema inovação em alta para conseguir resolver os gargalos e aproveitar as oportunidades que podem surgir no país. Nós não estamos no mapa da inovação da cadeia farmacêutica mundial. Será que é possível inserir o Brasil?”, disse durante a Cúpula.

 Norberto também falou sobre o trabalho que a Abiquifi faz desde 2022 em parceria com a ApexBrasil. Um programa que foca na criação de agendas positivas para identificar quais são os fatores que dificultam o desenvolvimento de um ecossistema de inovação radical no país. “Os primeiros resultados serão apresentados para os servidores das cinco diretorias da Anvisa no dia 16 de outubro”, adianta. Durante o workshop será lançado um guia regulatório para startups, para orientar os empreendedores sobre questões regulatórias durante todo o processo de descoberta de um novo produto, produzido pela associada Sail for Health.

Para finalizar, O presidente da Abiquifi defendeu a manutenção de encontros como a Cúpula de Inovação em Saúde, mas que aconteçam com outra finalidade. “Espero que mais eventos como esse se multipliquem, mas não para discutirmos problemas, e sim para uma prestação de contas dos resultados que esforços coletivos vêm trazendo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =

Precisa de Ajuda?