Evento reuniu quase 300 pessoas em dois dias de palestras e mesas de discussão em São Paulo

O Seminário Internacional de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA) realizado pela Abiquifi (Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos) e FCE Pharma (feira nacional da indústria farmacêutica) e organização da NürnbergMesse Brasil teve a terceira edição com a presença de 270 pessoas nos dias 5 e 6 de dezembro de 2023, na Casa Petra, em São Paulo. Dois dias de informações, discussões e provocações sobre a produção desses materiais na América Latina.
Em 20 horas de atividades, mais de 60 palestrantes apresentaram ideias divididos em 16 palestras, oito mesas de discussão, quatro anúncios e muitas oportunidades para fazer networking. Destaque para a presença dos convidados internacionais Lawrence Liberti e Mario Alanis e o brasileiro, professor da Universidade da Califórnia, Alysson Muotri. A ANVISA esteve representada por Patrícia Tagliari, Renan Araújo Gois, Nelio Aquino e João Paulo Perfeito. Além dela, instituições públicas e privadas nacionais como EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, BNDES, Bio-Manguinhos / Fiocruz, FINEP, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MDIC e Instituto Butantan mandaram representantes.
A abertura contou com a participação do Delegado Permanente do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio Guilherme Patriota, do Ministério das Relações Exteriores; e Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS) Carlos Gadelha, do Ministério da Saúde.
Agências regulatórias e associações de países latino-americanos receberam convites para estar presente no evento. Membros do Paraguai, através da Dirección Nacional de Vigilancia Sanitaria (Dinavisa) ; e da Argentina, com a Cámara Argentina de Productores Farmoquímicos (Capdrofar), puderam trazer as experiências internas durante a programação.
O público acompanhou ainda conteúdos relacionados com nearshoring (contração serviços ou criação de parcerias entre empresas de países próximos); ESG (Environmental, Social and Governance) ou, na tradução, ASG (Ambiental, Social e Governança) e inteligência artificial voltados à cadeia farmacêutica. Além de debates em torno do fomento de investimentos para o setor e a importância das startups no cenário global

Coalização Fitoterápicos

O seminário teve espaço para anúncios importantes. Houve a assinatura de um termo de coalização entre ABIQUIFI, ABIFISA (Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e de Promoção da Saúde) e ABIFINA (Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades). O documento detalha ações para impulsionar empresas produtoras de Insumos Farmacêuticos Ativos de Origem Vegetal (IFAV) e Fitoterápicos. Além desse, teve a divulgação do Convênio Tripartite entre Fiocruz, ABIFINA e ABIQUIFI que visa estimular um incremento na produção local de IFAs.

Plataforma de produtividade

A plataforma BCO API que começou a funcionar nesse semestre trouxe os primeiros números ao público presente. Apoiada pela Apex Brasil, o sistema pretende melhorar a produtividade e a eficiência da cadeia farmacêutica. Foram apresentados ainda a Plataforma Power BI com de importação e exportação e o Guia Informativo para Startups de Biotecnologia, em parceria com a Sail for Health e validado pela Anvisa. E no começo de 2024, sai a 6ª edição do Dicionário de Substâncias Farmacêuticas Comerciais (DSFC).

Premiação acadêmica e os 40 anos da Abiquifi

O Prêmio PIO CORRÊA da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil divulgou os vencedores de 2023 no seminário. E a Abiquifi celebrou com um coquetel os 40 anos de fundação da associação.
O terceiro seminário Internacional de IFA contou com o patrocínio da Nortec Quimica S/A., Globe Química, Laboratório Cristália, Blanver, Marjan Farma, Clarivate, Eurofarma, EMS, Inovatie Serviços em Saude, CDPI Pharma e apoio da ABIFINA, ABIFISA e Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil.

Fotos: Eliane Matos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =

Precisa de Ajuda?