https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2022/01/ministro-do-mcti-visita-producao-de-ifa-em-duque-de-caxias-rj

A comitiva do ministério esteve na empresa Nortec Química, maior produtora independente de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) do país

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Publicado em 16/01/2022 10h21

A comitiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações que está do Rio de Janeiro (RJ), conheceu neste sábado (15) as instalações da maior produtora independente de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) do país. O ministro do MCTI, Marcos Pontes, acompanhado dos secretários de Pesquisa e Formação Científica, Marcelo Morales, de Empreendedorismo e Inovação, Paulo Alvim, e de Articulação e Promoção da Ciência, Christiane Corrêa, conheceu os laboratórios onde são produzidos os insumos dos principais medicamentos utilizados no país e no mundo.

A Nortec Química fica em Duque de Caxias (RJ) há mais de 30 anos e conta com quase 13 mil metros de área construída com laboratórios, reatores, 5 unidades multiuso e tem a capacidade de produzir até 340 toneladas de IFA por ano. A empresa conta com recursos viabilizados por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), órgão de fomento vinculado ao MCTI. Todos os membros da comitiva do ministério precisaram ser equipados com capacete e óculos de proteção para entrar na área dos laboratórios e reatores.

Acompanhou o ministro durante a visitação, o representante da Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos, Norberto Prestes, e o presidente da Nortec Química, Marcelo Mansur. Os pesquisadores da empresa deram toda explicação de como é o processo científico na produção dos componentes químicos para a utilização em medicamentos e destacaram a importância dos cuidados para manter os IFAs sem impurezas. O ministro está no Rio de Janeiro para participar da Rio Inovation Week. O MCTI é responsável pela Vila da Ciência, onde são apresentadas diversas inovações tecnológicas e científicas com apoio do ministério.

Foto: Neila Rocha (ASCOM/SEAPC/MCTI)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de Ajuda?