De 5 a 7/11, a Abiquifi marcou presença no FISWeek e no Rio Health Fórum, dois dos maiores encontros de inovação em saúde da América Latina, realizados no ExpoRio Cidade Nova, na capital fluminense. Além da programação, a entidade promoveu intensa interação com associados e entidades setoriais parceiras, tais como Abifina, Sindusfarma, Bio-Manguinhos, Marjan, EMS e Grupo FarmaBrasil, com foco na construção de estratégias conjuntas para o desenvolvimento da indústria nacional.
Durante o FISWeek, que reuniu mais de 10 mil participantes e promoveu mais de 250 painéis, a Abiquifi participou de debates que abordaram temas diretamente relacionados ao seu escopo de atuação, como inovação radical, desenvolvimento tecnológico, produção nacional de IFAs e fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde. Destaque para as trilhas voltadas à transformação digital, saúde baseada em dados, e estratégias para reduzir a dependência externa na cadeia de insumos farmacêuticos.
Já no Rio Health Forum, o presidente-executivo da Abiquifi, Norberto Prestes, participou do painel “Como Integrar LATAM no Novo Cenário Mundial”, contribuindo com reflexões sobre a importância da cooperação regional para ampliar a autonomia produtiva da América Latina em insumos farmacêuticos. Sua participação reforçou o papel da Abiquifi como articuladora de políticas e parcerias que visam posicionar o Brasil como referência em inovação e produção de IFAs.
“A Marjan se orgulha de estar ao lado da Abiquifi durante a FIS Week e o Rio Health Forum 2025. Foi uma oportunidade para compartilhar experiências e refletir sobre as tendências na área de saúde”, destaca Glauco Marques, head de Inovação em Saúde na Marjan Farma.
A atuação da Abiquifi nesses eventos está alinhada ao seu compromisso com a construção de um ecossistema de saúde mais resiliente, competitivo e sustentável, por meio de iniciativas como o Programa de Inovação Radical (PIR), parcerias com instituições como a Fiocruz, Fundação Butantan, Ministério da Saúde, e o apoio à formulação de políticas públicas voltadas à autonomia tecnológica e sanitária do país.

Por bioBR