No dia 4/12, a gerente do Programa de Inovação Radical da Abiquifi, Flavia Albuquerque, representou a entidade no ‘Fórum Biossimilares no Brasil: Avanços Regulatórios e Sustentabilidade’, promovido pela Instituto Brasileiro de Ação Responsável no Senado Federal, em Brasília (DF), com o objetivo de debater estratégias que garantam acesso a terapias complexas, reduzam custos e fortaleçam a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

Representantes das empresas associadas Blau, Libbs, Bionovis, Fiocruz e Instituto Butantan, e especialistas do Ministério da Saúde e Anvisa, também marcaram presença no evento que teve como principais destaques:
- Impacto dos Biossimilares na saúde pública: Redução de custos em até 50% para o SUS e ampliação do acesso a tratamentos;
- Desafios regulatórios e jurídicos: Modernização das legislações e maior segurança para intercambialidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda políticas que promovam o uso de Biossimilares, garantindo qualidade e segurança, incluindo a revisão rápida de solicitações regulatórias;
- Produção nacional e inovação: Fortalecimento do ecossistema de pesquisa e desenvolvimento para garantir autonomia tecnológica e uma política robusta são cruciais para fortalecer a produção nacional de Biosimilares, garantindo oferta, inovação e competitividade internacional;
- Sustentabilidade do SUS: Medicamentos biológicos representam 60% dos gastos, apesar de apenas 12% das compras – cenário que reforça a urgência de ampliar o uso de Biossimilares.
Ao participar do evento, a Abiquifi reforça seu compromisso com o fortalecimento da cadeia produtiva nacional e com políticas que incentivem estímulo à inovação, ao aumento da capacidade produtiva e à inserção estratégica do setor nas cadeias globais de valor, sempre com foco na sustentabilidade e na segurança do abastecimento.

Por Flávia Albuquerque
Por bioBR