A Abiquifi participou do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas, realizado nos dias 26 e 27 de novembro de 2025, em Brasília (DF), com o objetivo de fortalecer a articulação entre governo, setor privado e representantes brasileiros no exterior, alinhando estratégias para ampliar as exportações do agronegócio e garantir maior acesso aos mercados globais. A entidade foi representada por Flavia Albuquerque, gerente do Programa de Inovação Radical, e Helena Faccioli, gerente de Inovação em Saúde Animal.
Por meio do Projeto Setorial BP&H (Brazilian Pharma & Health), realizado em parceria entre a Abiquifi e a ApexBrasil, o Brasil tem promovido suas capacidades industriais, regulatórias e tecnológicas em feiras e eventos globais de grande relevância, a partir do apoio às empresas brasileiras na conexão com o mercado internacional, apresentando a qualidade dos produtos e as inovações desenvolvidas no país.
No ranqueamento realizado em agosto de 2025, foram identificados mercados ainda não explorados pelas empresas brasileiras, sobre os quais buscamos informações regulatórias para possíveis aberturas.
Nesta primeira participação no encontro, a Abiquifi foi apresentada aos novos adidos agrícolas e buscou compreender os requisitos para abertura de mercado e as expectativas da adidância em relação à maturidade inicial desses mercados, além de sanar dúvidas das empresas participantes do projeto sobre questões técnicas de registro e comercialização de seus produtos nos territórios de interesse.
Essa iniciativa reforça o compromisso da Abiquifi em ampliar oportunidades para o setor farmacêutico e de saúde, conectando o Brasil às demandas globais e fortalecendo sua presença internacional.

Por Flávia Albuquerque
Por bioBR