Na última terça-feira (4/11), a Abiquifi e a Firjan SENAI SESI assinaram um acordo de cooperação para integrar competências científicas, tecnológicas e produtivas voltadas a projetos de Produção, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para fortalecer a indústria nacional de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs).
Por meio de workshops, encontros técnicos, visitas institucionais e o desenvolvimento de projetos colaborativos no âmbito da ciência, indústria e inovação, a parceria tem os seguintes objetivos:
- Ampliar a autonomia do Brasil na produção de IFAs estratégicos para a saúde;
- Impulsionar a inovação nacional;
- Fortalecer o ecossistema de inovação farmacêutica nacional;
- Estimular a pesquisa aplicada;
- Acelerar a transferência de tecnologias.
Primeira ação do acordo
Uma visita técnica à unidade Firjan SENAI SESI Parque Tecnológico, na capital carioca, foi o pontapé inicial do acordo. Além da integração entre as equipes e apresentação da infraestrutura de pesquisa disponível, a agenda também serviu para mapear oportunidades de cooperação em projetos conjuntos – desde o desenvolvimento de novos processos biotecnológicos até a descoberta de moléculas a partir da biodiversidade brasileira.
Pelo lado da Abiquifi, participaram a Head de Strategic Alliances e Coordenadora do Grupo de Trabalho de Cannabis, Carolina Sellani; e a gerente do Programa de Inovação Radical, Flávia Albuquerque. Elas foram recebidas pelos seguintes profissionais da Firjan SENAI: Paulo Roberto Furio (Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento), Antonio Augusto Fidalgo Neto (Gerente em Pesquisa, Aplicações em Química, Biologia e Saúde), Thiago Santiago Gomes (Especialista em Gestão Tecnológica do NIT), Rafael Rocha (Analista de Novos Negócios) e pelos pesquisadores Ana Carolina Costa, Larissa Porciuncula e João Victor Meirelles.
A Abiquifi acredita que parcerias estratégicas com instituições de PD&I são essenciais para fortalecer a indústria nacional de insumos farmacêuticos e, por consequência, disponibilizar medicamentos mais seguros e eficazes para a população brasileira.

Por bioBR