A regulamentação do cultivo de cannabis no Brasil e seus impactos econômicos e sociais para o país serão o mote principal da Missão Colômbia organizada pela Associação Brasileira de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi) em parceria com a Apex Brasil, entre os dias 10 e 12 de novembro, em Bogotá, com a importante presença do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Anvisa e Embrapa, além de representantes das empresas Aché, Biolab, Centro Flora, EaseLabs, Eurofarma, FarmaUSA e Vettiva.
Mais de 25 profissionais do setor privado e público participarão de workshops, reuniões, rodadas de negócios e visitas técnicas com a presença de empresas e órgãos públicos locais, como o Ministério da Justiça da Colômbia, o Instituto Colombiano Agropecuário (ICA) e o Instituto Nacional de Medicamentos e Alimentos (Invima), agência reguladora local.
A Missão tem por objetivo principal alinhar as experiências regulatórias entre os dois países e criar base técnica para recomendações ao processo brasileiro de regulamentação.
“Será mais uma grande oportunidade de apresentar o potencial do mercado brasileiro e debater os temas regulatórios que são de suma importância para o desenvolvimento de medicamentos seguros e eficazes para a população brasileira”, destaca Carolina Sellani, Head de Assuntos Estratégico e Coordenadora do Grupo de Trabalho de Cannabis da Abiquifi.
Programação
Os debates serão permeados por temas de suma interesse para todos os atores envolvidos na regulamentação do cultivo de cannabis no Brasil, com destaque para os painel “Estrutura Regulatória da Colômbia: Licenciamento e Rastreabilidade – Regras para cultivo, processamento e Exportação” e o Workshop Técnico Governamental “Discussão prática sobre a regulamentação do cultivo na Colômbia”.
O segundo dia de programação será destinado às rodadas de negócios entre empresas e órgãos públicos brasileiros e colombianos com o objetivo de conectar indústria, fornecedores e governo para fomentar parcerias estratégicas.
No terceiro e último dia de Missão, os participantes visitarão uma planta local para conhecer de perto a infraestrutura e o modelo de controle aplicado ao cultivo e processamento de cannabis na Colômbia, da pesquisa e desenvolvimento à extração e padronização.
Sobre a Abiquifi – Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos
Foi fundada em 1983 e congrega empresas dos setores farmoquímico e de insumos farmacêuticos, produtoras de matérias-primas para medicamentos. A entidade promove a integração entre indústria, governo e instituições de pesquisa, com os objetivos principais de estimular a inovação e o aumento da capacidade produtiva, bem como o alinhamento

Por bioBR