A recente missão ao Peru, liderada pela Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), marcou um passo decisivo na consolidação do Brasil como referência regulatória e comercial na América Latina. A viagem, que contou com a participação do novo diretor-presidente da Anvisa, Leandro Pinheiro Safatle, em sua primeira agenda internacional, resultou na assinatura de um acordo entre a Anvisa e a Direção Geral de Medicamentos, Insumos e Drogas (Digemid), do Peru — um marco esperado há anos pelo setor farmacêutico.
Simbolizando a convergência entre política regulatória e expansão de mercado, reforçando a imagem do Brasil como parceiro estratégico na área da saúde e ampliando as oportunidades de negócios para empresas brasileiras, o encontro marca uma nova fase de amadurecimento das relações regionais.
“O principal objetivo da missão ao Peru foi ampliarmos as possibilidades de negócio entre o setor farmacêutico brasileiro e o mercado peruano. E, como esse é um setor altamente regulado, nós aproveitamos o movimento para fortalecer o diálogo regulatório entre as agências sanitárias”, explica Norberto Prestes, presidente executivo da Abiquifi. “Uma boa relação entre as agências precede qualquer avanço comercial.”
Segundo ele, o aspecto técnico foi conduzido com o cuidado de integrar representantes da Anvisa e da Digemid, promovendo uma agenda que unisse o setor privado e o público. “Tivemos o cuidado de convidar técnicos e diretores da Digemid para estreitar as relações e ampliar a participação mútua. O resultado foi extremamente positivo.”

Por bioBR