Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Evento no dia 16 de outubro ganha importância após nova portaria da Agência  

O auditório da Anvisa recebe no dia 16 de outubro, das 9h30 às 17h30, o “Workshop para Construção de Estratégia Regulatória para Inovação Radical no Brasil”. Um dia para debater a criação de um parâmetro regulatório que ajude a promover a inovação radical no país.

A discussão de normas regulatórias será determinante para o ritmo dos avanços esperados com inovação. Isso sem esquecer do equilíbrio entre a necessidade de normativas que tragam proteção e segurança às pessoas e o respaldo para a experimentação e a aprovação de tecnologias inéditas.

Os assuntos abordados na parte da manhã do evento serão: “Inovação Radical – O que estamos fazendo e o porquê”, “Cenários de inovação radical no mundo e horizonte tecnológico”, “Perspectiva regulatória para inovação radical no Brasil” e “Desafios e oportunidades no ecossistema de inovação radical no Brasil”. As palestras vão ser apresentadas por representantes da Anvisa, Abiquifi, ApexBrasil, Biominas, Clarivate e representantes atuantes no cenário de inovação radical.

No período da tarde, as conversas vão comtemplar temas como “Experiência das startups participantes sobre o Programa de Inovação”, “Módulo Regulatório do Programa de Inovação: Aprendizados e Encaminhamentos”, “Experiência do InovaFitoBrasil – resultados obtidos e possíveis desdobramentos” e “Ações de fomento para inovação radical – como as instituições de fo­mento podem contribuir para a construção dessa agenda regulatória”. Nessas apresentações estarão convidados ligados à desenvolvedores de tecnologias disruptivas (Deeptechs):  mIRscience, Imunotera, Vyro Biotherapeutics; também vão participar a empresa Sail for Health; instituições como ICTs, Unicamp; representantes governamentais (Ministérios da Saúde; do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; de Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério de Gestão e Inovação); FINEP; INPI; e outras.

 A presença de toda a diretoria da Anvisa é esperada no workshop, entre eles, o diretor-presidente Antonio Barra Torres, Meiruze Sousa Freitas da Segunda Diretoria, Daniel Meirelles Fernandes Pereira da Terceira, Romison Rodrigues Mota da Quarta e Marcelo Mario Matos Moreira da Quinta Diretoria e servidores.

A participação de todos os envolvidos para encontrar novas soluções para as demandas da saúde se tornou ainda mais importante depois da publicação de uma normativa da Anvisa sobre o assunto. A Portaria n° 1.100 de 28 de setembro de 2023 traz as diretrizes de uma Política de Inovação que a agência regulatória pretende implantar no sistema público de saúde nacional.

Em convergência com essa política e o foco em um ambiente favorável ao surgimento de produtos e serviços inovadores na área de Saúde, o Programa de Inovação Radical da Abiquifi busca articular uma aliança estratégica no sentido de propiciar o desenvolvimento de um ecossistema de inovação voltado para cadeia farmacêutica. Já que esse processo é fundamental na produção de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) no Brasil, principal área de atuação da Abiquifi e dos associados.

Só com ações coordenadas será possível melhorar o ecossistema nacional de inovação. E dessa forma, fortalecer a imagem brasileira na cadeia farmacêutica global, promover a atração de investimentos para o país e minimizar a vulnerabilidade do SUS (Sistema Único de Saúde) diante de insumos internacionais.

O “Workshop para Construção de Estratégia Regulatória para Inovação Radical no Brasil” é organizado pela Abiquifi (Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos) e pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e com patrocínio do Laboratório Aché e da Fiocruz/Biomanguinhos e apoio da ApexBrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 2 =

Precisa de Ajuda?