A Anvisa publicou o resultado do Edital de Chamamento Conjunto n° 1, lançado no começo de abril de 2024, que teve o propósito de selecionar três startups para receber acompanhamento e orientação regulatória para o desenvolvimento de medicamentos inovadores para população brasileira.
Esse auxílio terá duração de três anos e pode ser ampliado de acordo com o andamento do projeto. A intenção da agência regulatória brasileira é aperfeiçoar o processo de suporte às inovações no país, um trabalho que vem alinhado à Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde e à Política de Inovação da Anvisa.
Na categoria Medicamento Fitoterápico, a escolha foi pelo projeto da EaseLabs, empresa que faz parte do grupo de associadas da Abiquifi. O produto apresentado no edital é a base de Cannabis e a experiência deverá trazer aprendizados para todo o setor.
A Mirscience vai seguir com o projeto na categoria Medicamento Sintético Novo e a Vyro Bio foi selecionada na categoria Produto Biológico. As duas startups participaram da BIO International Convention em San Diego que é uma importante vitrine mundial do setor de biotecnologia, projeto apoiado pela ApexBrasil.
Toda essa movimentação no sentido de agregar novas tecnologias em saúde também tem a contribuição do módulo regulatório do Programa de Inovação Radical da Abiquifi, realizado em parceria com a SAIL for Health, sempre no caminho de fomentar ações disruptivas.
Por isso, nós parabenizamos os escolhidos e desejamos sucesso nesse esforço de trazer produtos resultantes de inovação radical para os brasileiros. Além disso, ressaltamos o papel fundamental da Anvisa nesse trabalho ao estimular e acelerar a incorporação de produtos e serviços de saúde inéditos no Brasil.
Saiba mais no link: