Skip to content
Índice de Notícias

Revisão da RDC 327 tem pedido de vistas; Abiquifi destaca as vitórias já conquistadas durante o processo e expectativas

A revisão da RDC 327, norma que estabelece os requisitos para a fabricação, importação e comercialização de produtos de Cannabis medicinal no Brasil, ganha uns dias a mais após pedido de vista do processo por parte do diretor Thiago Lopes Cardoso Campos. A decisão foi anunciada durante a Reunião Ordinária Pública da Diretoria Colegiada (Dicol) promovida pela agência reguladora nesta quarta-feira (10/12), após relatoria do diretor Rômison Mota.

Carolina Sellani, da Abiquifi, destacou os benefícios da revisão da RDC 327

Durante sua manifestação oral, a coordenadora de Assuntos Estratégicos e do Grupo de Trabalho de Insumos de Cannabis da Abiquifi, Carolina Sellani, destacou que a revisão da RDC 327 é uma oportunidade estratégica para atualizar, aprimorar e expandir os avanços obtidos desde 2019, ocasião em que a entidade iniciou sua atuação acerca do tema.

Avanços esses que resultaram na consolidação de uma cadeia produtiva regulada, exemplificada pela existência de 49 produtos aprovados, parcerias consolidadas entre empresas e o marco histórico da primeira autorização sanitária com IFA de Cannabis produzido no país.

Como próximos passos, a coordenadora da Abiquifi projeta que a devolutiva do diretor Thiago Campos aconteça até o final de janeiro de 2026.

“Agora, o diretor Thiago tem até duas reuniões da Diretoria Colegiada para apresentar suas considerações tecnicamente embasadas sobre o texto. Tecnicamente, isso está previsto para o final de janeiro, considerando o calendário das reuniões. O pedido de vista foi uma decisão técnica diante de pontos adicionados na última minuta, que recaem diretamente sobre a diretoria dele. E ele gostaria de ter mais tempo para as discussões internas”, afirmou ela.

Caso necessário, o diretor da Anvisa pode solicitar mais duas reuniões, desde que apresente justificativa técnica. “Ainda assim, a nossa expectativa é de que ele se manifeste dentro do prazo regular”, disse Sellani.

Copo cheio, copo vazio

Mesmo o adiamento da revisão da RDC 327 não é visto como um entrave. Pelo contrário, Carolina Sellani prefere destacar as vitórias conquistadas até aqui e a brevidade da decisão final.

Temos vitórias a serem mencionadas. Por exemplo, o diretor relator Rômison Rodrigues Mota entregou o processo e votou a favor da minuta. Neste contexto, a Abiquifi reforça que o pedido de vista faz parte do processo regulatório que engloba um tema complexo e de interesse público”.

A Abiquifi reconhece e valoriza a abertura do diálogo por parte da Anvisa e reafirma seu compromisso em contribuir tecnicamente com a agência e o setor regulado, a fim de desenvolver uma regulamentação moderna, coerente e alinhada às melhores práticas internacionais.

Últimas Notícias

Abiquifi na Mídia: Ministério da Saúde investe em projeto de inovação radical para desenvolver P&D no Brasil

Em matéria publicada pelo portal Futuro da Saúde, em 22/12, a Abiquifi foi a única entidade setorial destacada

Diálogo institucional: Grupo Centroflora recebe visita da Anvisa em unidade no Piauí

Como desdobramento da Missão Comercial e Regulatório da Abiquifi à Colômbia, em novembro de 2025, a associada Centroflora recebeu

Últimos Artigos

Brasil avança na consolidação do Complexo Econômico-Industrial da Saúde CEIS

Os anúncios realizados durante a reunião do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (GECEIS), no dia 24/11,

Inovação Radical na Saúde: Construindo um Ecossistema Resiliente para o Futuro

Nos últimos anos, o Brasil enfrentou um dilema estratégico: como transformar suas capacidades científicas em soluções inovadoras que

Banco de Talentos

Envie seus dados com o seu CV para nossa equipe