Skip to content

Iniciativa Interministerial de Inovação Radical em Fármacos se Alinha ao Programa da Abiquifi e Fortalece a Estratégia Nacional em Saúde e Biotecnologia

O Ministério da Saúde, em articulação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), está estruturando um programa-piloto de inovação radical em fármacos, com lançamento previsto ainda este ano. A iniciativa pretende consolidar uma nova abordagem para o desenvolvimento de medicamentos, atuando desde a triagem de moléculas (screening) até a pesquisa clínica, com apoio de infraestrutura e capital humano altamente qualificado.

A proposta, segundo a secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SCTIE), Fernanda De Negri, consiste na integração de instrumentos já existentes — como as subvenções da Finep, os investimentos do MCTI e projetos do Proadi-SUS — para ampliar o impacto e a escala da inovação farmacêutica nacional. A estratégia prevê ainda o acompanhamento da Anvisa e do INPI desde o início dos projetos, com o objetivo de agilizar tanto os processos regulatórios quanto os pedidos de propriedade intelectual, criando um fluxo contínuo entre pesquisa, desenvolvimento e registro de produtos.

Essa iniciativa pública encontra total sinergia com o Programa de Inovação Radical (PIR) da Abiquifi, uma proposta transformadora que visa posicionar o Brasil entre os grandes players globais na inovação da cadeia produtiva de insumos farmacêuticos ativos (IFAs) e medicamentos voltados à saúde humana e animal. Com uma abordagem sistêmica e colaborativa, o PIR busca articular o Sistema Nacional de Inovação, conectando empresas consolidadas, startups, investidores e instituições públicas em prol do desenvolvimento de soluções disruptivas.

Ao promover a convergência entre governo, indústria, academia e agências reguladoras, tanto o programa-piloto do Ministério da Saúde quanto o PIR da Abiquifi pavimentam o caminho para um novo ciclo de crescimento no setor farmacêutico.

Fonte: https://www.jota.info/saude/ministerio-da-saude-prepara-piloto-para-inovacao-radical-de-farmacos

Últimas postagens

Inovação Radical na Saúde: Construindo um Ecossistema Resiliente para o Futuro

Nos últimos anos, o Brasil enfrentou um dilema estratégico: como transformar suas capacidades científicas em soluções inovadoras que

O potencial da biodiversidade e os acordos internacionais: o caminho do Brasil para o protagonismo global

Apesar de ser um dos países mais biodiversos do mundo, o Brasil ainda enfrenta entraves para transformar esse

Revisão da Alíquota de Importação da Heparina Sódica

A ABIQUIFI se manifestou sobre a decisão do GECEX que restabeleceu a alíquota original de importação da Heparina

Nenhum comentário ainda, adicione sua comentário abaixo!


Adicionar um comentário

Banco de Talentos

Envie seus dados com o seu CV para nossa equipe